01/10/2025 - Câmara dos Deputados votará isenção do IR nesta quarta
Será votado nesta quarta (1º), na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 1.087/2025, que isenta do Imposto de Renda salários até R$ 5 mil. Proposta foi promessa de Lula ao movimento sindical quando ainda era candidato, em 2022.
O consultor político Antônio Augusto de Queiroz (Toninho) avalia que a isenção é consenso entre os parlamentares, por ser uma causa de impacto popular. A disputa, ele acredita, será relativa à compensação financeira no Orçamento.
Toninho explica: “O governo defende uma alíquota mínima de até 10% pra quem ganha a partir de R$ 50 mil por mês. Parlamentares da direita, porém, pretendem aumentar esse piso ou encontrar outras fontes de receita, como um adicional de 5% na CSLL paga pelos bancos”.
Manifestações – Os atos contra a PEC da Blindagem e o PL da Anistia, 21 de setembro, em todo o País, aceleraram a tramitação da isenção do IR na Câmara, entende Toninho. “Os atos foram determinantes para evitar que setores do Congresso inviabilizassem essa votação”, afirma.
Causas – O consultor político elenca três causas para a provável aprovação do PL no Congresso – preocupação de parlamentares com a opinião pública, o fato de o Projeto ser uma promessa de campanha do Presidente Lula e o encaminhamento do texto, pelo governo federal, ao Congresso, já prevendo recursos no Orçamento.
Alagoas – Uma disputa política entre o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) e o senador Renan Calheiros (MDB-AL) também ajudou a acelerar a votação do tema no Congresso. Diante da demora do deputado em pautar a votação na Câmara, onde é relator da proposta, Renan aprovou texto semelhante no Senado. “Isso obrigou Lira a levar o PL ao plenário”, diz Toninho.
Este site utiliza cookies (próprios e de terceiros) e tecnologias similares para analisar os nossos serviços e exibir publicidade personalizada com base em um perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação (por exemplo, páginas visitadas).