13/12/2022 - Lula, presidente eleito, é diplomado no TSE
Emocionado, o presidente eleito e agora diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recebeu diploma de presidente junto com o vice-presidente, Geraldo Alckmin.
Lula, pode lembrar o que ele passou nos últimos anos, com a prisão pela Lava Jato, em uma ação para afastar o presidente do mundo político. "Quem passou o que eu passei, sabe que estar aqui é a certeza de que Deus existe".
Hoje pela manhã, o perfil oficial do Lula divulgou o vídeo do discurso dele em 2002 que emocionado falou sobre o primeiro diploma recebido na vida.
“Quero agradecer ao povo pela honra de presidir pela terceira vez o Brasil. Na minha primeira diplomação, em 2002, lembrei da ousadia do povo brasileiro em conceder para alguém tantas vezes questionado por não ter diploma universitário, o diploma de presidente da República.”
A eleição presidencial deste ano, não foi somente o pleito entre dois candidatos, mas na luta entre a democracia e o autoritarismo, representado pelo o presidente Jair Bolsonaro (PL), que desde a derrota em outubro, não trabalhou mais.
“A democracia enfrenta um desafio no mundo. Na América Latina, Europa e EUA, inimigos da democracia se organizam e se movimentam. O combate, portanto, precisa ser nas trincheiras da governança global, com tecnologias avançadas e uma legislação internacional mais dura e eficiente”, disse Lula em seu discurso.
Lula ainda disse que os inimigos da democracia instrumentalizam as redes sociais para propagar mentiras, inclusive colocando dúvidas sobre as urnas eletrônicas, cuja confiabilidade é reconhecida em todo o mundo.
O povo, que o Bolsonaro sempre disse que era o soberano, mas viu que ele governou para ele, sua família e rentistas, não é o mesmo que o Lula acredita que foi prejudicado no atual governo e disse: "Esse diploma não é meu, mas de parcela significativa do povo brasileiro que conquistou o direito de viver em democracia".
Lula finaliza o seu discurso dizendo:
“É com o compromisso de construir um verdadeiro Estado democrático, garantir a normalidade institucional e lutar contra injustiças que recebeu pela 3ª vez o diploma de presidente eleito do Brasil – em nome da liberdade, da dignidade e da felicidade do povo. Muito obrigado.”
Fonte: Redação Mundo Sindical - Manoel Paulo / Foto: Ricardo Stuckert - 12/12/2022
Este site utiliza cookies (próprios e de terceiros) e tecnologias similares para analisar os nossos serviços e exibir publicidade personalizada com base em um perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação (por exemplo, páginas visitadas).