A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba realizou terça-feira (24), uma reunião técnica com departamentos e entidades para definir estratégias sobre a campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo.A poliomielite é uma doença causada pelo poliovírus, que afeta o sistema nervoso, provocando paralisia principalmente nos membros inferiores. Já o sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, que causa febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. Ambas as doenças são prevenidas pela vacina.
A campanha, que ocorrerá entre os dias 4 e 31 de agosto, conta com a proposta de aumentar o índice de cobertura vacinal e assim manter a poliomielite e o sarampo erradicados. Para a execução da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde contará com parceiros atuando diretamente em suas áreas, sendo eles: a Secretaria Municipal de Educação, Rotary Club distrito 4470, Senac e Unimed Araçatuba.
Como explica Aparecida Nava, diretora de Assistência Básica, o Rotary Club tem longa trajetória na erradicação da pólio desde 1985, com programas para imunizar todas as crianças em todo o mundo. “Na campanha, atuarão disponibilizando companheiros para contatar a imprensa e divulgar em todos os meios de comunicação. Disponibilizarão um caminhão de som, que circulará pelos bairros e distribuirão folhetos informativos nos locais com grande fluxo de pessoas, além de orientação à população, esclarecendo dúvidas e buscando trazer essas pessoas para as unidades básicas de saúde”.
“Nós precisamos fortalecer a campanha para que aumente o índice de vacinação e a poliomielite e o sarampo sejam erradicados”, concluiu Nava.
No dia 18 de agosto acontecerá o dia D, onde as Unidades Básicas de Saúde – UBS ficarão abertas das 7h às 18h para intensificar a vacinação.
DA REDAÇÃO
Araçatuba